ASCK‎ > ‎Notícias‎ > ‎

Fortalecimento do Koshi para Atletas de Kendo

postado em 2 de mar de 2013 05:35 por zFrank Yonamine
Bom dia, kenshis

Em anexo a esta postagem, encontra-se  o arquivo com o material preparado para a CBK, referente ao
Fortalecimento dos Músculos do Quadril em Atletas de Kendo.

O material foi preparado pelo kenshi Rodrigo Scattone, da Associação São Carlos de Kendo. Abaixo, segue introdução do material:


Caros Kenshis,

Esse arquivo foi desenvolvido com o intuito de apresentar, especialmente a atletas praticantes de Kendo e Iaido, a importância que a adequada ação dos músculos do quadril (koshi) apresenta na prevenção de lesões músculo-esqueléticas e na potencialização do desempenho esportivo. Foi desenvolvido, ainda, com o objetivo de servir como um breve conjunto de orientações para a realização de exercícios de fortalecimento para os músculos do quadril (koshi) de forma gradual e progressiva.

Ressalta-se que esses fortalecimentos podem ser facilmente realizados em ambiente domiciliar, com o auxílio de algumas poucas ferramentas, como halteres, caneleiras e elásticos, sem a necessidade de um grande espaço ou de uma academia de ginástica. Ressalta-se, ainda, que esses exercícios exigem vigorosa ação dos músculos envolvidos e que os mesmos tenderão a apresentar-se ligeiramente doloridos no dia após o fortalecimento. Porém, esses fortalecimentos não devem resultar em dores nas articulações do membro inferior ou na coluna lombar e, se algum sintoma adverso surgir, recomenda-se que um profissional da área de reabilitação seja consultado.

Esse arquivo é composto, inicialmente, por uma série de slides de uma palestra explanatória sobre o tema, que foi ministrada no XXX Campeonato Brasileiro de Kendo na cidade de São Bernardo do Campo, em Julho de 2012. Posteriormente, são apresentadas as orientações propriamente ditas para os fortalecimentos, com ênfase em alguns importantes grupos musculares do quadril e do “core” (centro do corpo), que são responsáveis pela estabilização do membro inferior em atividades como as realizadas na prática esportiva. Ao final, é apresentado um relato de caso da importância do fortalecimento dos músculos do quadril na reabilitação pós-lesão de um atleta japonês 6° Dan de Kendo. Espero que essas orientações lhes sejam úteis e coloco-me à disposição para esclarecimento de qualquer dúvida.

Atenciosamente Rodrigo Scattone




Obrigado!


 
Ċ
zFrank Yonamine,
2 de mar de 2013 05:35
Comments