ASCK‎ > ‎Notícias‎ > ‎

14th World Kendo Championship

postado em 1 de set de 2009 05:56 por zFrank Yonamine
Realizou-se nesse último final de semana (dias 28, 29 e 30 de agosto), o 14o Campeonato Mundial de Kendo. Este grandioso evento ocorreu no Ginásio Adib Moysés Dib, em São Bernardo do Campo cujas instalações permitiram abrigar mais de 300 atletas (segundo informações da CBK), além do público em geral.

No primeiro dia, 28/08, ocorreu a categoria Individual Masculina. Os atletas do Brasil apresentaram um Kendo compatível com nível mundial. Todos lutaram com muita garra! Na final lutaram o representante japonês Shoji Teramoto contra o representante sul-coreano Byung-Hoon Park. O japonês Shoji Teramoto sagrou-se campeão.

No segundo dia, 29/08, ocorreu as categorias Individual Feminina e Equipe Feminina. As atletas do Brasil apresentaram um Kendo surpreendente. Destacou-se a atleta de Londrina, Eliete Takashina. Alcançou o terceiro lugar, perdendo na semifinal para a japonesa Sachie Shojima.

Sachie Shojima lutou contra Yukiko Takami que perdeu.Yukiko Takami sagrou-se campeã nesta categoria.

Ainda no segundo dia, tivemos a categoria Equipe Feminina. No grupo do Brasil, as equipes participantes eram Japão e Chile. Durante a fase preliminar, contra o Japão, o Brasil perdeu e na luta seguinte, ganhou do Chile. Na fase final, a equipe brasileira passou pela Holanda e Alemanha. Na semifinal, lutou contra Coréia do Sul, que perdeu. Japão passou pelo Havaí, Austrália e Estados Unidos. A final ficou entre Japão e Coréia do Sul. Japão sagrou-se campeã. Brazil conquistou o terceiro lugar.

No último dia, 30/08, ocorreu a categoria Equipe Masculina. Diante da rivalidade entre Japão e Coréia do Sul, e a tentativa dos Estados Unidos de serem campeão pela primeira vez, além do Brasil tentar chegar uma posição de destaque, estávamos esperando lutas inesquecíveis. E não estávamos enganados. Na fase preliminar, o Brasil lutou contra República Dominicana e Argentina. Japão lutou contra Nova Zelandia e Israel. Não tiveram nenhum problema para alcançar na fase final.

Durante a fase final, a equipe brasileira passou pela Romenia e France. Esta última, não foi fácil. A decisão foi por Daihousen. Ernesto Onaka conquistou um ippon e a equipe brasileira passou para semifinal, contra os Estados Unidos. Enquanto isso, ocorria a luta entre Japão e Coréia do Sul. Japão passou sem maiores dificuldades, porém o Brasil perdeu dos Estados Unidos.

A luta final foi entre Japão e Estados Unidos. Japão sagrou-se, novamente, campeã mundial.



A organização do 14th WKC está de parabéns! Não faltou nada para o público. E a organização das quadras transcorreu tranquilamente.


Parabéns à organização do 14th World Kendo Championship, realizado no Brasil!
Parabéns aos atletas, que vieram de países distantes para representarem o Kendo aqui no Brasil e aos atletas brasileiros, pelos excelentes resultados!
Parabéns pelo público em geral!



Resultado Final:

1. Individual Masculino

1o Lugar: Shoji Teramoto (Japão)
2o Lugar: Byung-Hoon Park (Coréia do Sul)
3o Lugar: Kang-Ho Lee (Coréia do Sul)
3o Lugar: Chul-Kyou Choi (Coréia do Sul)


2. Individual Feminino

1o Lugar: Yukiko Takami (Japão)
2o Lugar: Sachie Shojima (Japão)
3o Lugar: Eliete Takashina (Brasil)
3o Lugar: Chikano Shinzato (Japão)


3. Equipe Feminino

1o Lugar: Japão
2o Lugar: Coréia do Sul
3o Lugar: Brasil
3o Lugar: Estados Unidos


4. Equipe Masculino

1o Lugar: Japão
2o Lugar: Estados Unidos
3o Lugar: Brasil
3o Lugar: Coréia do Sul





   Links para Fotos:   

14th World Kendo Championship

   Links para Videos:   

You Tube




O próximo World Kendo Championship será realizado na Itália, na cidade de Novara.


Até a próxima!


Comments